Hoje o nosso artigo vai ser mais uma edição do Game Audio Academy responde! A Game Audio Academy tem um instagram e lá nós abrimos o stories para perguntas sobre game audio e o mercado de música para games. Se você ainda não nos segue, acessa lá @gameaudioacademy e participe você também da nossa enquete de perguntas para tirar suas dúvidas!
1. É mais comum que o profissional faça parte da equipe da desenvolvedora ou seja terceirizada?
- @matheusburin
O mais comum é ser terceirizado, quando faz parte da desenvolvedora o(a) profissional de áudio entra como sócio(a) na empresa ou projeto!
2. Boa tarde, o que é mais comum em relação ao direito autoral de um trabalho de áudio para games?
- @fabricio_hiatabambara
O mais é que seja feito um contrato de licenciamento/cessão de direitos de exibição e uso das músicas para o jogo e materiais vinculados a ele.
No caso de SFX (efeitos sonoros) essa cessão é total, pois os efeitos foram criados de forma exclusiva para o jogo!
3. O quão importante é o dominio do FMOD para quem trabalha com Game Audio?
- @ggdbarros
Muito importante! Não só FMOD, mas somaria Wwise também! Digo mais, não é importante só pra áudio designers, mas para compositores também.
A Game Audio Academy tem um artigo completo sobre FMOD onde damos exemplos e falamos o básico que você precisa saber para conhecer o programa, você pode lê-lo aqui.
4. Quais equipamentos e softwares preciso para iniciar o curso?
- @periclescostafx
Para qualquer um dos nossos cursos, a gente só pede um computador (um i5 no mínimo) e um bom fone de ouvido. Para começar é o que basta! Depois com o tempo e com seu desenvolvimento, você vai sentir necessidade de mais coisas. Não adianta montar o estúdio da NASA e não produzir nada nele!
Para mais informações sobre isso e pra te provar que você não precisa de um setup milionário pra começar a fazer trilha para jogos, vou te deixar dois vídeos explicativos. Um deles é bem curtinho e o outro é um podcast onde falamos que você não precisa de um computador da NASA para trabalhar!
5. Quais as similaridades e principais diferenças entre a produção do áudio para games e o áudio para o cinema?
- @nortonbell
Similaridades: A parte da produção/edição em Daw.
Diferenças: Implementar áudio (música, sfx, diálogo) dinâmico e adaptativo, teste de áudio (validação importante da mix do jogo e não só de um elemento), pensar em áudio para mídia não linear.
Nesse vídeo aqui eu falo de áudio dinâmico, uma das grandes diferenças entre as trilhas sonoras de cinema e jogos. Além disso, também tenho um vídeo onde eu demonstro a implementação de áudio que eu fiz pro jogo Immortal Quest!
6. Quando abrirão novas vagas para o curso?
- @matheus burin
Abrimos vagas para o Curso Game Audio Academy 4 vezes ao ano!! Para saber quando abrimos, só, entrar na lista de espera aqui.
7. Novation Launchkey ou Arturia Keylab?
Depende do seu uso, se você não toca teclado vá de Novation Launchkey, se você quer teclas melhores vá de Keylab!
8. Qual o mais recomendado para a mixagem: fones de ouvido ou monitores de referência?
O ideal é usar ambos, na falta de um ambiente bem preparado acusticamente, o fone ajuda mais. Mas sempre pense que ambos se completam com referência!
Essas foram as perguntas respondidas por hoje! Nos acompanhe nas nossas redes para participar da próxima sessão de perguntas e dúvidas!
Se você gostou desse artigo e quer investir mais no seu conhecimento de game audio, nós temos uma masterclass sobre 5 passos para compor trilha sonora para jogos, ela é gratuita e está disponível para você, confira aqui!