Kiko Loureiro Além da Música!

Por: Thiago Adamo

c710f0fd-bd4e-4f0b-a9af-6eadac2e6211.jpg

Hoje eu trago um vídeo muito especial pra você, com ele: Kiko Loureiro! Provavelmente você sabe quem é Kiko Loureiro, porém não sabe do que ele pode te ajudar pra viver melhor do nosso grande amor: música (no meu caso junta isso a música de games!).

Estamos falando de um dos maiores guitarristas do mundo, fundador da banda Angra e atual membro da banda Megadeth, uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos. Além disso ele é o responsável pelo curso Music Business e Guitar Hacks!

Nesse vídeo nós falamos sobre a importância de um bom marketing pessoal e preocupação com business com o objetivo de viver de música, que é nossa grande paixão!

Por isso agora eu vou te dar 3 motivos de porquê você deve assistir esse vídeo:

  1. Como marketing pessoal não é de longe besteira e vai te ajudar a ganhar dinheiro com a arte que você ama

  2. Você tem a chance de escutar um dos maiores profissionais em música e music business dando dicas e conselhos sobre o assunto!

  3. Descubra o que Beatles, Gene Simons, Miles Davis e Tommy Tallarico tem em comum e como não focando apenas na música eles conseguiram trabalhar suas carrreiras com sucesso

Foi uma experiência única ter esse papo com o Kiko Loureiro e trazer esse conteúdo pra vocês!

Aqui embaixo você tem os links de acesso ao Ebook Music Business e da Materclass Music Business, âmbos do Kiko Loureiro e também ao meu livro Game Audio Business, onde você tem todo esse material que aprendeu no vídeo direcionado para game audio!




Criando Música De Terror/Suspense com Panela e Colher! - Ana Maria Game Audio

Por: Thiago Adamo

 Ana Maria Game Audio Capa

Ana Maria Game Audio Capa

No artigo de hoje você vai aprender junto comigo (Thiago Adamo) a como utilizar elementos comuns da sua casa para fazer uma ambiência de terror super efetiva!

O que você precisa:

  • Uma panela

  • Uma colher

  • Um celular para a gravação

  • Sua voz

  • Uma DAW para colocar efeitos no som gravado

Muito simples né?

 Ana Maria Game Audio Modo de preparo

Ana Maria Game Audio Modo de preparo

PRIMEIRO PASSO:

Utilizando seu programa de gravação preferido no celular você captura sons de panela interagindo com a colher.

 Ana Maria Game Audio Panela e Colher

Ana Maria Game Audio Panela e Colher

SEGUNDO PASSO:

Você pode também gravar um OoOhoh bem grave e assustador com a voz, para dar aquela pitada de mistério no seu áudio.

 Ana Maria Game Audio Voz

Ana Maria Game Audio Voz

 Ana Maria Game Audio EQ

Ana Maria Game Audio EQ

TERCEIRO PASSO:

No computador você vai importar o áudio captado, vai criar um canal para buscar os principais efeitos que você pode usar para efeitos de percussão, para criar aqueles barulhos meio assustadores. Sempre utilizando convolution reverb, ou um reverb do seu gosto e o reverse + o transpose.

 Ana Maria Game Audio Reverb

Ana Maria Game Audio Reverb

QUARTO PASSO:

Para a voz você faz exatamente a mesma coisa. Uma dica é usar o transpose -2 semitons abaixo do volume original, isso vai dar aquele tom spooky!

 Ana Maria Game Audio Drums

Ana Maria Game Audio Drums

QUINTO PASSO:

Para a percussão você pode utilizar o Drum Rack do Ableton Live, ou algum que você preferir da sua DAW, puxando sons capturados acrescidos de reverb e delay. Além disso é interessante você criar duas camadas de percussão.

SEXTO PASSO:

Para o som de terror você utiliza o som capturado equalizado, efeitos a seu gosto!

 Ana Maria Game Audio Efeitos

Ana Maria Game Audio Efeitos

SÉTIMO PASSO:

Você cria um sampler com os sons da panela, para simular os sinos. Você também pode trabalhar com a voz ambiente criando um sampler!

ÚLTIMO PASSO:

Por fim você mixa tudo e tem o resultado final ao seu gosto!

Também vale assistir tudo na íntegra com os exemplos no vídeo do canal!

O que você achou desse tutorial do Ana Maria Game Audio? Legal saber que com utensílios comuns em toda cozinha você consegue fazer uma ambiência tão completa, né?

Se você se interessou pelo assunto, vou te dar uma dica! A Game Audio Academy tem um minicurso de 5 Passos para Criar Trilhas para Jogos! Ele é totalmente gratuito, e para ter acesso a esse material é só clicar no botão!













Game Audio Drops 50: Perguntas e Respostas da Série 5 Passos

Por: Danielle Serranú

Hoje nós comemoramos nossa 50° edição do Game Audio Drops! São 50 edições com conteúdos gratuitos sobre o mercado de música e efeitos sonoros para jogos! Todas as nossas edições estão gravadas e disponíveis no nosso canal do YouTube, mas também trazemos outra novidade: agora todas elas também estão disponíveis no Spotify! Você já pode investir no seu futuro como profissional de game audio de onde estiver.

Hoje o tema será Perguntas e Respostas dos Participantes da Série 5 Passos. Essa série é um material exclusivo que a Game Audio Academy está enviando para o email de todas as pessoas inscritas na página. Todos os dias durante 5 dias nós estaremos enviando para você materiais super especiais sobre game audio, que incluem material para leitura, links externos e também áudios gravados pelo Thiago Adamo, para facilitar o entendimento. Se você ainda não é inscrito, se inscreva com seu email na home page do site da Game Audio Academy!

Além disso, durante o período de 5 dias da série você também pode responder aos emails e interagir diretamente com o Thiago Adamo. As pessoas que interagirem vão ganhar uma surpresa especial no final desse período.

O Game Audio Drops vai ao ar hoje (21/09/2018) às 18h (horário de Brasília) e como sempre vai contar com a presença do Thiago Adamo, do Mauricio Ruiz e da Danielle Serranú, por isso não perca! Assista ao vivo para ter suas dúvidas respondidas no nosso podcast! Assista o podcast clicando aqui.

Um Papo Sobre Plugins + Recomendações

Por: Danielle Serranú

 Capa Plugins Game Audio Academy

Capa Plugins Game Audio Academy

Na última sexta feira (dia 15/09/2018) o Game Audio Drops teve como tema “Nossos Plugins Preferidos + Aniversário de 21 anos do Final Fantasy VII”. Cada integrante do time do podcast junto com o maestro e aluno da Game Audio Academy Rodrigo Faleiros, e contando com a participação especial do Fabri, falou um pouco de seus plugins preferidos e de algumas novas aquisições.

A pedido de vocês, que nos pediram uma lista escrita, nós fizemos esse artigo para tornar ainda mais fácil encontrar novos plugins que valham a pena para que possam fazer parte de seus projetos de game audio.

Indicações Thiago Adamo

O Thiago, que está super animado com a chegada do novo Kontakt, o Kontakt 6, falou um pouco de algumas features do programa e também que ficou bastante ansioso com o novo Isotope RX 7.

Além disso ele também menciona alguns plugins recentemente adquiridos da Embertone como o piano Walker 1955 Concert D, onde você pode escolher entre diferentes configurações de microfone para diferentes tipo de uso. Ele falou também da Jubal Flute, da Ocarina Amaya e da Tomato Paste Kalimba, todos também da Embertone.

Lista Completa:

Izotope RX 7

Kontakt 6

Walker 1955 Concert

Jubal Flute

Ocarina Amaya

Tomato Paste Kalimba

Indicações Rodrigo Faleiros

O Rodrigo continua o papo da Embertone mencionando alguns plugins bem baratos para a média do mercado com o Chapman Trumpet, o Shire Whistle e o Tiny Grand Piano, que simula um piano de cauda de brinquedo. Lembrando que todos esses plugins da Embertone requerem o Kontakt Full.

O Rodrigo também mencionou o NES Vst (simulador de 8bit) e o Vox Single Recorder que separa sua voz, ou audio da DAW por exemplo, do resto dos sons do computador para que seja gravado apenas o que você deseja. Nessa conversa o Thiago e o Mauricio também mencionaram o Soundflower, o Loopback Audio e o Super Audio Cart.

Lista Completa:

Chapman Trumpet

Shire Whistle

Tiny Grand Piano

NES Vst 32bit

Soundflower

Loopback Audio

Super Audio Cart

Indicações Danielle Serranú

A maioria das indicações foram plugins grátis ou de baixo custo, então se você está interessado por isso, achou o que estava procurando. Ela começa falando dos plugins da Tweakbench, que tem um pacote muito baratinho com todos os seus plugins simuladores de 8bit, desde a percussão até diferentes tipos de linhas melódicas. O Magical 8 Bit Plug, que é gratuito, também foi mencionado e segue a mesma linha.

Além desses também foram mencionados o Tyrell N6, que está disponível para baixar gratuitamente, o Toxic Biohazard, o Sawer e o PoiZone, sendo esses últimos 3 nativos do FL Studio.

Lista Completa:

Tweakbench

Magical 8 Bit Plug

Tyrell N6

Toxic Biohazard

Sawer

PoiZone

Indicações Mauiricio Ruiz

O Mauricio menciona que ele usa muito os plugins nativos do Logic, principalmente na parte de masterização. Ele ressalta que grande parte desses plugins são bem leves e que isso facilita o trabalho no projeto.

Ele também menciona que um de seus “guilty pleasures” continua sendo o L3-16 Multimaximizer da Waves, que ele usa para deixar o som mais pesado sem se preocupar com attack ou release, o FabFilter Pro Q2, o Soundtoys 5 e o Fog Convolver da AudioThing.

Continuando o Mauricio ressalta que no site da AudioThing também há plugins para baixar gratuitamente e Thiago também menciona o Outer Space, o MiniBit e o MiniVerb, da mesma empresa. Ele também menciona que há uma promoção por tempo limitado no site da pluginboutique que comprando qualquer plugin (até os de 1 dolár) você ganha de graça o Ozone 8 Elements (que normalmente custa 129 doláres).

Lista Completa:

L3-16 Multimaximizer

FabFilter Pro Q2

Soundtoys 5

Fog Convolver

Outer Space

MiniBit

MiniVerb

Indicações Fabri

O Fabri remenciona o site Plugin Boutique e reintera que sempre há promoções na página o que faz o site ser um ótimo negócio pra você que quer economizar dinheiro e ao mesmo tempo adquirir bons plugins. Além disso ele também fala do Hybrid 3 da Air (que custou apenas 1 dolár no plugin boutique!), do Magical Toy Keyboard da AudioThing, do Orchestral Companion - Strings e do Twist, sendo que os últimos dois são da SoniVox.

Lista Completa:

Hybrid 3

Magical Toy Keyboard

Orchestral Companion - Strings

Twist


Nós também temos o Game Audio Drops completo para você poder assistir. E também lembrando que agora todos os nossos podcasts estão disponíveis no Spotify!

Informação importante para todos os alunos da Game Audio Academy (dos Cursos Premiums: PTG, Curso de Efeitos Sonoros, Game Audio Business e Curso Completo):

O Thiago Adamo relembra que todos os alunos tem direito ao Academic License que pode ser usado para receber descontos de estudante na SoundToys, Waves, East West e muitas outras empresas. É só mandar um email para o Thiago que ele vai providenciar esse comprovante para você.


Gostou do nosso artigo sobre nossos plugins favoritos? Nós da Game Audio Academy soltamos conteúdos periódicos sobre músicas e efeitos sonoros para jogos em nosso site e em nossas redes sociais, por isso não perca.

Além disso, você também pode investir hoje mesmo no seu futuro assistindo um dos nosso cursos gratuitos onde o Thiago Adamo explica alguns passos básicos de como começar a compor trilhas sonoras para games!















Perfil Game Audio Academy: Arthur Cordeiro

Por: Danielle Serranú

 Perfil GAA: Arthur Cordeiro

Perfil GAA: Arthur Cordeiro

O perfil Game Audio Academy é o novo quadro que nós criamos para termos um espaço para falar sobre nossos alunos e seus sucessos como profissionais de game audio. Hoje nós temos a presença do ilustríssimo Arthur Cordeiro! Para saber mais sobre ele e seus trabalhos, continue lendo essa entrevista demais que fizemos com ele!

Nome: Arthur Gustavo Cordeiro
Idade: 23 anos
Cidade Natal: Curitiba - PR

DAW: Comecei com o Live, mas atualmente as DAW's que eu com frequência diária são o Studio One (para composição e produção) e o Pro Tools (para pós produção).

Quando começou a produzir e por quê: Comecei a produzir em 2016 quando tinha, com um amigo, um projeto que misturava música eletrônica e jazz, no qual eu tocava saxofone e ele discotecava. Esse amigo me apresentou o Ableton Live e foi aí que eu entrei no mundo da produção musical.

Trilha Sonora Preferida: Difícil apontar só uma, mas pra não te deixar sem resposta, eu citaria a do Chrono Trigger.

Instrumento Principal: Flauta Transversal

Estilo: Trabalho principalmente com música orquestral, jazz, eletrônica e chiptune (ou seja, generalista)

Maiores Influências do Estilo: Bem difícil nomear, tem muita gente boa. Da área dos games, eu citaria, entre os clássicos, Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Koji kondo e David Wise. E da geração mais nova, Jake Kauffman, Rich Vreeland, Laura Shigihara e Manaka Kataoka.

Projetos para o Futuro: Pretendo continuar me envolvendo em projetos interessantes, continuar evoluindo como compositor e  poder continuar passando as horas do meu dia fazendo o que gosto de fazer (música!). Além disso, pretendo investir mais na parte de divulgação, que é muito importante e acaba muitas vezes ficando de lado.

Trabalhos que mais gostou de participar: Essa é difícil! Acho que cada projeto tem algo de especial e cada um de que participo me ensina alguma coisa nova. Posso dizer que algo que eu realmente gosto é de poder trabalhar com diversos estilos musicais e com processos diferentes de composição e sou muito grato por poder explorar isso diariamente com o meu trabalho.

Trabalhos Atuais: Atualmente estou trabalhando em uma série e em dois jogos. Na série, o estilo musical é mais voltado pra sonoridade moderna de cinema, envolve bastante música híbrida (eletrônica + orquestra). Já os jogos, um deles tem uma temática bem singular, que é um misto entre medieval e sci-fi, enquanto o outro é em 8 bits, inspirado na série clássica do Castlevania.

Dica para quem está começando: Minha principal dica para quem está começando agora é: Procure conhecer bem a área na qual você está entrando. O mercado de música para mídia audiovisual, em especial na área de jogos, compreende diversos conhecimentos além da composição e produção musical. Entender bem as atribuições específicas do profissional de áudio para games desde o início é essencial para a construção de uma formação e de uma carreira sólidas.

O Arthur é realmente um exemplo de compositor/sound designer para jogos. Nós acompanhamos de perto seu crescimento e o quanto de esforço ele põe em ser um profissional melhor a cada dia. Para saber mais sobre o trabalho incrível do Arthur você pode acessar seu soundcloud: https://soundcloud.com/agcor. Lá você encontra seus mais novos trabalhos e suas músicas mais lindas!

Se sentiu inspirado pela história do Arthur Cordeiro? Que tal começar hoje mesmo a investir no seu futuro com os materias da Game Audio Academy? Nós temos um mini curso totalmente gratuito para você que ainda não sabe muito bem onde começar nesse mercado! Não perca!