Estou escrevendo este texto após o Carnaval, uma época onde normalmente as pessoas descansam, mas no meu caso o trabalho aqui no estúdio está gigante e queria aproveitar esta oportunidade para responder uma pergunta que certa vez um aluno meu fez.
“Como fazer com que a qualidade das minhas músicas seja melhor? Eu nunca vou conseguir fazer música de qualidade? ”.
Como eu gravei um podcast (que você pode escutar no começo do post) resolvi criar esse texto para também pontuar o que eu dei de solução para que ele tivesse um nivel melhor nas suas composições.
Eu propus para esse aluno um desafio, e é o mesmo que eu proponho no meu curso de produção de trilhas sonoras para games:
1- Trabalhe em uma música por semana, sempre tente começar e terminar essa música durante essa semana, isso é importante.
2- Nessa música tente sempre variar o estilo trazendo uma influência de algo que você queira aprender, por exemplo, se quer fazer música orquestral, estude grandes compositores clássicos, grandes obras do cinema ou mesmo grandes trilhas que utilizam música orquestral nos games.
3- Não se importe em não atingir o nível que você deseja nas primeiras semanas, essa treino tem como objetivos treino e aprendizado, não adianta saber como fazer se você não praticar, acredite eu tomei isso para a minha vida como compositor e produtor.
4- Seja disciplinado, eu por exemplo tenho diversas trilhas para trabalhar, porém eu mantenho meu schedule para esse experimento, outro detalhe: não arrume desculpas para não fazer música, hoje você consegue fazer música até num celular, então ferramentas não são um limitante.
5- Escolha uma temática, se você quer trabalhar com trilhas de games, pense em gêneros de games, crie utilizando imagens de jogos ou mesmo até vídeos de gameplay de alguns jogos, eu criei essa trilha aqui pensando no jogo Don’t Starve, a trilha foi tão bem aceita que eu fui até elogiado pelos criadores do jogo por essa trilha, o que rendeu um contato bem bacana.