Uma das ferramentas essenciais para todo sound designer de jogos é saber utilizar bem os recursos de áudio e gravação, não só para criar novos efeitos sonoros, como também para incrementar e criar um diferencial no áudio do jogo.
Esses recursos podem abrandir não só bancos sonoros mas também foley, que é a ténica de recriar sons com o objetivo de fazê-los se encaixar no vídeo ou jogo desejado, gravação de voz e efeitos em camadas.
Saber utilizar esses recursos é tão importante no nosso trabalho como sound designer de games, porque ele te dá a oportunidade de criar um som único e eficaz sem depender de bancos de sons para completar seu objetivo. Isso cria um diferencial enorme, já que o seu som vai ser especialmente criado para a sua função no game, o que normalmente resulta em sons mais dinâmicos, imersivos e funcionais.
Ainda tem um pouco de dúvidas sobre como criar um bom sound effect através de gravações simples? Dá uma olhada nesse vídeo onde eu mostro minha criação de efeitos sonoros para o Garden Paws:
Para ficar tudo mais claro imagine esse exemplo: você está trabalhando em um jogo de luta e precisa criar toda a parte sonora, desde a ambiência e vozes até os sons de impacto dos personagens. Para criar sound effects mais reais você pode, por exemplo, utilizar gravações suas recriando as vozes dos personagens para que eles tenham uma identidade única no jogo. Além disso, também pode utilizar vegetais crocantes (sim, vegetais) como alface, por exemplo, para recriar os sons dos ossos se quebrando. Como? Você faz a gravação enquanto vai partindo eles em pedaços, criando aquele som crispy e totalmente real.
Para mostrar que é possível recriar vozes e sons de maneira simples, nesse vídeo aqui eu recrio a voz de um robô apenas utilizando gravação da minha voz e efeitos na DAW:
Mas você pode se perguntar: “Como posso fazer esse tipo de gravação se não tenho nenhum microfone profissional em casa? Não tenho equipamentos caros ou dinheiro para comprar eles agora.” Essa é a melhor parte! Você apenas precisa de um celular, esse mesmo que você usa no seu dia a dia. É só baixar qualquer aplicativo de gravação mobile e botar a mão na massa.
É sempre importante lembrar que para melhorar a qualidade da sua gravação é essencial tentar diminuir ao máximo ruídos de fundo (podem ser de ventilador, conversas externas, sons de carro passando), para isso você pode usar sua criatividade. O ideal é ter uma sala tratada especificamente para isso, mas como não vivemos no ideal, você pode usar alguns métodos, como por exemplo, gravar em horários que costumam ser mais silenciosos, como a noite, ou gravar alguns sons dentro de ambientes fechados como closets e armários.
As vantagens de aprender a fazer boas gravações dos seus efeitos são imensas. Como mencionamos antes, você pode criar layers nos seus sound effects que juntem bancos de sons com os seus sons gravados, incrementando ainda mais o seu trabalho!
Lembre-se de sempre fazer uma boa mixagem e masterização dos seus efeitos na DAW para que tudo se encaixe. É importante lembrar também que efeitos que são gravados em ambientes e de jeitos diferentes podem ser mais difíceis de se encaixar, então eles podem precisar de um cuidado maior na masterização.
Como exemplo dos infinitos recursos que você pode usar para incrementar seus efeitos sonoros, eu deixo ainda mais dois vídeos de como eu usei gravação de som para criar efeito de trovão usando uma caixa e pedras, com a participação especial do Danilo Aguiar, e como eu criei o som do monstro Goliath do Evolve usando o som do meu cachorro e de um cavalo!
O que você achou do nosso artigo sobre como melhorar seus efeitos sonoros usando poucos recursos? Comenta pra gente como você faz para dar aquela incrementada nos seus efeitos sonoros para jogos!
A Game Audio Academy tem um curso especial para a criação de efeitos sonoros, mas atualmente estamos com as vagas fechadas. Você pode se inscrever na lista de espera e ficar preparado porque assim que as vagas abrirem, nós enviamos um email para você avisando!