FMOD: Você sabe o que é e como usar?

Por: Danielle Serranú

 FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

O FMOD é um dos programas essenciais utilizados para implementação de áudio no nosso mercado de música e efeitos sonoros para games. Ele é tão importante porque faz a ponte de implementação entre a música e efeito sonoro que sai do seu DAW e a engine do jogo, garantindo que tudo vá tocar de acordo com o programado.

Se você não sabe o que é FMOD ele é o que chamamos de middleware, ou seja o caminho do meio entre essas duas etapas que eu acabei de explicar. Ele é uma engine de som, isso quer dizer que a partir dele você vai mixar suas trilhas, criar e editar eventos sonoros que vão ser utilizados no jogo.

O FMOD, assim como outros middlewares, é o que possibilita a criação de áudio dinâmico para o jogo, ou seja, quando o áudio reage aos os eventos do jogo ou decisões do jogador. É no FMOD que você vai decidir, por exemplo, quando vai haver alguma mudança na música de acordo com a ambiência, clima ou hora do jogo.

Esse tipo de ferramenta é essencial para que tenhamos um áudio menos plano, criando novos interesses para o jogador a cada vez que uma ação for executada ou de tempos em tempos. Se renovamos constantemente o interesse do jogador, ele vai se sentir mais imerso nesse mundo e vai passar mais tempo no jogo, o que é um sucesso quanto ao Game Audio Feel.

O Thiago Adamo fez um vídeo onde ele fala o que é e a importância de um áudio dinâmico em seu jogo, então se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, dá uma conferida:

Então preciso saber programar para usar o FMOD?

Não, você não precisa saber programar! O FMOD tem um design criado para aumentar a facilidade na hora da implementação. Os middlewares foram criados para que esse processo de implementar áudio dependesse cada menos dos programadores, e fosse mais acessível para sound designers e compositores. Afinal, quem melhor do que você para implementar o seu trabalho no jogo?

Por isso o design do FMOD se assemelha, e muito, com o design de uma DAW (Digital Audio Workstation), fazendo todo o trabalho parecer mais fácil e intuitivo. O FMOD Studio atinge com muito êxito esse objetivo, se tornando bem mais amigável para o profissional de game audio que não entende nada de programação.

Exemplos do que posso criar no FMOD

No FMOD nós trabalhamos a base de Eventos. Eventos nada mais são que qualquer coisa que acontece no jogo. Mudanças climáticas, de tempo, conversas com NPC’s, aparições de inimigos, cenas importantes que precisam ser remarcadas, tudo isso são eventos.

É no FMOD que você vai organizar esses eventos e decidir como seus áudios vão se comportar em cada um deles. Por exemplo, se você quer criar um soundscape adaptativo, que seja composto por diferentes sons que se intercalam e se misturam para fazer uma ambiência que é diferente toda vez que toca, você faz isso a partir desses eventos.

No FMOD você pode juntar esses diversos sons, como uma ambiência que faça a base, sons de pássaros cantando, o vento passando pelas árvores, as próprias árvores se mexendo com o vento, e criar um ambiente praticamente interativo que vai mudando de acordo com as ações do player e o tempo que ele passa no jogo. Através de ações como essa, você vai atingir o potencial máximo do áudio adaptativo, transformando uma ambiência batida em um soundscape super imersivo.

Nesse vídeo o Thiago mostra o exemplo de um projeto real que ele criou no FMOD, a partir disso fica muito fácil entender as funções da plataforma e os resultados incríveis que você pode alcançar com ela!

Licença

O FMOD é um software pago, mas você pode fazer o download de graça para usá-lo contanto que você não faça a implementação do seu projeto em um jogo real, ou seja, um jogo que vai ser lançado.

A boa notícia é que o FMOD possui uma licença gratuita que é anual, ela é disponibilizada para desenvolvedoras indies e você pode adquiri-la no site. Todo o desenvolvimento do jogo precisa ser conversado com a Firelight Technologies (desenvolvedora do FMOD), por isso é importante que você os notifique se quiser adquirir essa licença.

No Brasil, a 7Sounds é a representante do FMOD, então qualquer ajuda ou dúvida sobre a licença você pode falar com eles em seus meios de contato. É importante lembrar que todo esse contato para tirar a licença gratuita não é nada burocrático, então não precisa se assustar com isso! Não deixe isso te impedir de lançar seu jogo com áudio dinâmico!

Eu preciso aprender a trabalhar com FMOD e outras middlewares?

Sim, é muito importante que você entenda das middlewares e suas features para poder fazer a implementação de audio dinamico. O mercado de game audio no Brasil está crescendo, o que quer dizer que a competição está se tornando cada vez mais dificil.

Nessas horas ter um diferencial, como saber fazer e implementar audio dinâmico, faz você ser considerado um profissional muito mais completo. Por isso é bom que você aprenda, enquanto ainda não é tão comum, usar middlewares e a fazer implementação. Além de garantir que todos os seus sons vão estar da maneira e da qualidade que você imaginou quando os criou, você vai ter um diferencial entre os outros profissionais que não sabem.

 

Gostou do nosso artigo? Nós falamos apenas do básico de FMOD para que você tenha uma visualização das possibilidades que pode atingir com a plataforma. A GAA tem um Game Audio Drops onde falamos sobre FMOD então só clicar no vídeo para assitir:

Se você quer se especializar ainda mais nesse mercado e na plataforma FMOD, a Game Audio Academy possui um curso de FMOD que conta com os professores o Thiago Adamo e o Kaue Lemos, que trabalha na própria 7Sounds, a representante do FMOD no Brasil! Atualmente o curso está com as inscrições fechadas, mas fique de olho para mais novidades!

Para ter mais acesso aos nossos conteúdos é só continuar acompanhando a Game Audio Academy em suas redes ou se inscrever de graça no nosso minicurso: 5 Passos Para Criar Trilhas Sonoras Para Games, onde você pode começar a aprender pelo básico sobre mercado de game audio e como fazer suas trilhas.