Aquele Guia Básico de Dicas sobre Game Jams pra profissionais de áudio

Hoje se inicia a SP Jam, uma das mais famosas e tradicionais Game Jams do Brasil e estou escrevendo esse texto para te explicar o que são Game Jams, porque elas são importantes pra gente que trabalha com áudio e dividir com você dicas de quem já tem pelo menos umas trinta na bagagem e inclusive em uma delas produzi trilha e efeitos para o até agora projeto mais bem sucedido comercialmente da minha carreira, o What the Box?.

O que são Game Jams?

São maratonas onde não existe inicialmente envolvimento financeiro em que profissionais das mais diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de games, como Artistas, Programadores, Game Designers e finalmente nós profissionais de áudio para games, Compositores e Sound Designers.

Esse tipo de evento pode ser presencial, comoa SP Jam ou a Global Game Jam ou pode ser remoto, como as Jams da Game Jolt, mesmo a trimestral Ludum Dare ou até a novíssima Jam do 365 Indies que foi onde criei a trilha sonora do What The Box e também criei a trilha do Super 365 Quest que ganhou essa Game Jam.

Elas duram geralmente 24 horas, 48 horas até outras que duram 9 ou 15 dias.

Por que elas são importantes?

Elas são a forma mais efetiva de se conhecer futuros clientes ou parceiros de trabalho, eu conheci o Daniel SND numa Ludum Dare e nosso primeiro projeto juntos foi uma Game Jam, só pra dar um exemplo. Então se você esta pensando em encher a caixa de todos os desenvolvedores indie que conhece com apresentações sobre quão legal é seu trabalho ou do seu estúdio, considere antes ir numa Game Jam e já trabalhar com eles, não existe primeira impressão melhor que essa para um profissional de games.

Elas também são a forma mais efetiva de construção de portfolio para um iniciante na área, você esta ali criando música e efeitos sonoros que serão efetivamente utilizados num jogo, após participar de uma Jam você pode possuir duas músicas e um jogo inteiro para exibir no seu portfolio.

“Ah mas se o jogo não ficou pronto ou ficou ruim?” Tudo bem, basta você apenas exibir a música, com esse trabalho você realmente prova pra quem entra no seu site/soundcloud/canal do youtube que você realmente faz música pra games.

 

Dicas pra aproveitar melhor esse momento

Foco: Normalmente em Game Jams, os profissionais de áudio são os mais escassos e ai surgem diversos convites pra integrar equipes, se essa é a sua primeira JAM não faça isso, escolha uma equipe especifica e tente produzir todo áudio pra ela, um trabalho completo vale infinitamente mais que diversos trabalhos meia boca.

Simplicidade: Como o tempo é curto, não vá tentar fazer aquela música orquestral cheia de modulações complexas para mostrar pra outros músicos quão inteligente você é, os jogos são simples e o que você produz precisa ser simples e bem produzido, por isso não perca um tempo enorme em só um passo, tenha processo para cada coisa que você vai produzir numa JAM.

As vezes escolher uma ideia simples, como, por exemplo eu escolhi pro jogo Bugged Out feito em 72 horase trabalhar ela em diferentes estilos pode fazer toda a diferença, nesse exemplo fiz algumas versões da mesma música, que tem como destaque a sua melodia:

Esse fluxo abaixo é o meu fluxo de trabalho:

Referência (discuta com a equipe) > Arranjo > Produção > Validação(com a equipe) > Finalização (isso serve pra efeitos também)

Se for criar efeitos sonoros priorize os bancos de efeitos, o tempo é curto e apenas se estiver sobrando tente captar sons antes de editar.

Descanso e alimentação: Participo de Jams desde 2011, e todas as vezes que eu dormi pelo menos 5 horas em dias de Jam, meu trabalho sempre fluiu melhor, por isso se organize para descansar e tente também não pular refeições, tudo isso vai influir em qual bem você vai chegar nas últimas horas da Jam que estar bem será MUITO importante.

Não precisa levar o estúdio inteiro pra Jam: Sim, se você tem um estúdio cheio de equipamentos, leve apenas o básico, notebook, uma placa de som(se for pequena) e se quiser uma controladora midi(não precisa levar muitas, leve apenas uma) e também um bom fone de ouvido(de preferencia fechado, pois esse tipo de evento é bem barulhento e não existem salas de áudio e mesmo que existam, acredite vai ter muita gente falando).

Para fechar fique aqui com o meu primeiro trabalho completo para uma Game Jam, que inclusive foi pra SP Jam de 2012, esse jogo inclusive chegou a ser publicado:

E como é sempre bom ter registro das jams ainda tem um vídeo falando dessa Jam na época . não ligue  pra iluminação bizarra ehehehe 

Se quiser colocar mais dicas pra Game Jams ou falar se isso foi útil pra você comente aqui embaixo, vamos ampliar a discussão, e temos cursos gratuitos por aqui clica ali no logo da Game Audio Academy pra ter acesso a esses cursos!