Esse é um assunto que todo mundo que começa a compor já corre de forma doida para conseguir maiores informações, a indústria de plug-ins, DAW’s (Digital Audio Workstations) sempre correu nos últimos 16 anos para tornar samples de orquestra cada vez mais realistas e hoje em muitos jogos AAA temos os samples dividindo espaço com orquestras reais.
Neste artigo não falaremos sobre editoração de partituras, em breve faremos algo nesse sentido, mas vamos focar em midi.
Para te ajudar a criar melhores orquestras virtuais separei 5 dicas que julgo bacanas e um podcast com o compositor Gustavo Barcamor, um dos Brasileiros que melhor trabalha com orquestras sintéticas no mercado de games (e até teatro) onde por mais de duas horas distribuímos dicas importantes sobre o tema, pra começar aperta o play aqui embaixo e leia as dicas enquanto escuta o Podcast:
· Antes de começar a compor entenda o funcionamento de uma orquestra:
o Entenda profundamente a tessitura de cada um dos instrumentos da orquestra (tessitura no caso de instrumentos orquestrais, são as notas em que o instrumento possui maior brilho).
o Escute orquestra, sim escute orquestras mesmo, não vale escutar só trilhas de filmes e games, separe um tempo para escutar uma Filarmônica, hoje tanto Youtube quanto Spotify possuem diversas opções.
o Entenda como cada instrumento de uma orquestra é tocado, com isso você vai entender quais possíveis efeitos e inclusive qual o papel desse instrumento na sua música, não estou falando para aprender a tocar cada instrumento (seria o ideal), mas entender os limites e características de cada instrumento é muito importante.
· Aprenda a usar os parâmetros midi no momento de sequenciar uma orquestra, eles servem para tornar uma orquestração midi mais humana, existem outros parâmetros, mas os básicos para fazer uma boa orquestração são (ah praticamente todos os Daw’s possuem esses parâmetros):
o Velocity (Força com que a nota é apertada)
o Modulation (Muda a tonalidade de uma nota, é muito utilizada para mudar sutilmente a tonalidade para humanizar a execução, pois os músicos não tocam de forma exata cada nota 100% no tom)
o Expression (simula o pedal de expressão do piano, porém nos instrumentos orquestrais serve para aumenta a expressão que a nota é tocada)
o Volume (altura das notas, normalmente criamos uma automação para este parâmetro, pois
· Use reverb, sim a sensação de ambiente é importantíssima numa orquestra virtual (nas reais também), eu pessoalmente uso o Spaces da EastWest, mas também altamente indico o Altiverb.
· Aprenda a utilizar as articulações, articulação, é basicamente a forma que a nota é tocada, quando falamos de instrumentos de corda(strings) temos diversas formas diferentes de tocar uma nota, vou citar um exemplo: Quando falamos sobre cordas eu posso tocar uma nota com as algumas articulações como, por exemplo:
o Legato
o Staccato
o Pizzicato
o Spiccato
Quando você vai utilizar um banco de Samples você precisa sem dúvida saber qual a articulação será usada em cada tipo de música, essa experiência vem do estudo e também da audição de obras orquestrais.
· Samples orquestrais e plug-ins, quais usar?
Para começar você vai precisar de um software para tocar utilizando midi os samples, o mais utilizado no mercado é o Kontakt da Native Instruments, ele inclusive tem uma versão free, o Kontakt Player (nem todo banco de samples é compatível com ele, muitas vezes pedindo a versão full do Kontakt), também existe o Sforzando, que é gratuito e que tem o seu formato básico de sampler o Soundfont (esse formato é mais antigo e normalmente os samples não tem grande fidelidade).
Agora você vai precisar comprar bancos de samples orquestrais, existem MUITAS opções no mercado e inclusive para todos os bolsos, eu uso a suíte Composer Cloud da EastWest, em média se paga 30 Dólares por mês para usar diversos samples orquestrais da empresa e seu tocador de samples proprietário, o Play, são os melhore samples orquestrais do mercado? Não, mas são sem dúvida os mais acessíveis para quem esta começando. Também recomendo os samples da Spitfire (principalmente o Albion One), Cinesamples, ProjectSAM, LASS (LA Scoring String). O seu budget é o limite para escolher esses samples.
Eu atualmente uso o Composer Cloud, somando com o pacote do Orquestral Essentials para Ableton da Project Sam.
Eu recomendo que depois de ler esse artigo, você clique aqui para assistir ao Workshop exclusivo com o regente de orquestra Rodrigo Faleiros, onde pegamos a música tema do Rocket Fist e orquestramos ela, esse é um dos materiais mais completos em Português em vídeo sobre o tema.
Também recomendo os vídeos do canal do Youtube do Gustavo Barcarmor.
O que achou do assunto? Se você depois de ver tudo isso ainda estiver com muitas dúvidas confira nosso curso gratuito 5 passos para fazer música de games, deixe sua pergunta ou dúvida aqui e compartilhe esse artigo para mais pessoas que possam se interessar sobre o tema, esse é apenas o primeiro contato com o assunto por aqui, eu estou preparando um módulo especial para os alunos do curso completo e durante essa preparação vou gravar mais vídeos e fazer mais artigos pra você!