5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

Por: Danielle Serranú

5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

Para comemorar o feriado, nós criamos uma lista dos conteúdos essenciais da Game Audio Academy, assim você pode ter um guia para ir acompanhando nosso material mesmo depois que o feriado passar!

Livro Game Audio Business

Escrito pelo Thiago Adamo, o livro Game Audio Business fala sobre o essencial sobre mercado, pagamento, contrato, enfim, tudo que você precisa saber para entrar confiante nessa história de freelancer de game audio.

Ficou com vontade de ler? Ele está disponível para baixar gratuitamente! Só clicar no botão e baixar!

5 Passos para Criar Música de Games

Não sabe muito desse mercado de música e efeitos sonoros para jogos e quer um ponto de partida para começar a investir no seu futuro? Então o mini curso da Game Audio Academy 5 Passos para Criar Música de Games é perfeito para você! Ele também está disponível gratuitamente, então não perca essa chance!

Palestra: Conceitos e Aplicações de Áudio Dinâmico para Games

Nessa palestra o Thiago Adamo explica o que áudio dinâmico e porque ele é indispensável se você quer ter sucesso no mercado de trilhas para games. Além disso, ele também dá exemplos de usos e implementação além dar dicas super úteis para você que está começando a entrar nesse mundo agora!

Game Audio Drops

O nosso podcast semanal já está na sua 48° edição! O Game Audio Drops é um papo semanal que nós temos sobre os mais variados assuntos! Você pode nos acompanhar todas as sextas feiras às 18h (com excessão dessa que é feriado) ou pode ouvir as edições anteriores aqui. Não perca!

BÔNUS: Melhores Vídeos do Canal!

Como bônus para fechar esse feriado da melhor forma possível, nós também separamos os vídeos mais legais do canal para você ver e investir no seu futuro como profissional de game audio.

Nesses vídeos você pode conferir exemplos de implementação de áudio dinâmico no FMOD, um papo com um dos maiores compositores da nossa era: Shota Nakama, 16gb de sfx free para você baixar e o Thiago dando fatality depois de ter feito 3 músicas em uma hora!

 

 

FMOD: Você sabe o que é e como usar?

Por: Danielle Serranú

FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

O FMOD é um dos programas essenciais utilizados para implementação de áudio no nosso mercado de música e efeitos sonoros para games. Ele é tão importante porque faz a ponte de implementação entre a música e efeito sonoro que sai do seu DAW e a engine do jogo, garantindo que tudo vá tocar de acordo com o programado.

Se você não sabe o que é FMOD ele é o que chamamos de middleware, ou seja o caminho do meio entre essas duas etapas que eu acabei de explicar. Ele é uma engine de som, isso quer dizer que a partir dele você vai mixar suas trilhas, criar e editar eventos sonoros que vão ser utilizados no jogo.

O FMOD, assim como outros middlewares, é o que possibilita a criação de áudio dinâmico para o jogo, ou seja, quando o áudio reage aos os eventos do jogo ou decisões do jogador. É no FMOD que você vai decidir, por exemplo, quando vai haver alguma mudança na música de acordo com a ambiência, clima ou hora do jogo.

Esse tipo de ferramenta é essencial para que tenhamos um áudio menos plano, criando novos interesses para o jogador a cada vez que uma ação for executada ou de tempos em tempos. Se renovamos constantemente o interesse do jogador, ele vai se sentir mais imerso nesse mundo e vai passar mais tempo no jogo, o que é um sucesso quanto ao Game Audio Feel.

O Thiago Adamo fez um vídeo onde ele fala o que é e a importância de um áudio dinâmico em seu jogo, então se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, dá uma conferida:

Então preciso saber programar para usar o FMOD?

Não, você não precisa saber programar! O FMOD tem um design criado para aumentar a facilidade na hora da implementação. Os middlewares foram criados para que esse processo de implementar áudio dependesse cada menos dos programadores, e fosse mais acessível para sound designers e compositores. Afinal, quem melhor do que você para implementar o seu trabalho no jogo?

Por isso o design do FMOD se assemelha, e muito, com o design de uma DAW (Digital Audio Workstation), fazendo todo o trabalho parecer mais fácil e intuitivo. O FMOD Studio atinge com muito êxito esse objetivo, se tornando bem mais amigável para o profissional de game audio que não entende nada de programação.

Exemplos do que posso criar no FMOD

No FMOD nós trabalhamos a base de Eventos. Eventos nada mais são que qualquer coisa que acontece no jogo. Mudanças climáticas, de tempo, conversas com NPC’s, aparições de inimigos, cenas importantes que precisam ser remarcadas, tudo isso são eventos.

É no FMOD que você vai organizar esses eventos e decidir como seus áudios vão se comportar em cada um deles. Por exemplo, se você quer criar um soundscape adaptativo, que seja composto por diferentes sons que se intercalam e se misturam para fazer uma ambiência que é diferente toda vez que toca, você faz isso a partir desses eventos.

No FMOD você pode juntar esses diversos sons, como uma ambiência que faça a base, sons de pássaros cantando, o vento passando pelas árvores, as próprias árvores se mexendo com o vento, e criar um ambiente praticamente interativo que vai mudando de acordo com as ações do player e o tempo que ele passa no jogo. Através de ações como essa, você vai atingir o potencial máximo do áudio adaptativo, transformando uma ambiência batida em um soundscape super imersivo.

Nesse vídeo o Thiago mostra o exemplo de um projeto real que ele criou no FMOD, a partir disso fica muito fácil entender as funções da plataforma e os resultados incríveis que você pode alcançar com ela!

Licença

O FMOD é um software pago, mas você pode fazer o download de graça para usá-lo contanto que você não faça a implementação do seu projeto em um jogo real, ou seja, um jogo que vai ser lançado.

A boa notícia é que o FMOD possui uma licença gratuita que é anual, ela é disponibilizada para desenvolvedoras indies e você pode adquiri-la no site. Todo o desenvolvimento do jogo precisa ser conversado com a Firelight Technologies (desenvolvedora do FMOD), por isso é importante que você os notifique se quiser adquirir essa licença.

No Brasil, a 7Sounds é a representante do FMOD, então qualquer ajuda ou dúvida sobre a licença você pode falar com eles em seus meios de contato. É importante lembrar que todo esse contato para tirar a licença gratuita não é nada burocrático, então não precisa se assustar com isso! Não deixe isso te impedir de lançar seu jogo com áudio dinâmico!

Eu preciso aprender a trabalhar com FMOD e outras middlewares?

Sim, é muito importante que você entenda das middlewares e suas features para poder fazer a implementação de audio dinamico. O mercado de game audio no Brasil está crescendo, o que quer dizer que a competição está se tornando cada vez mais dificil.

Nessas horas ter um diferencial, como saber fazer e implementar audio dinâmico, faz você ser considerado um profissional muito mais completo. Por isso é bom que você aprenda, enquanto ainda não é tão comum, usar middlewares e a fazer implementação. Além de garantir que todos os seus sons vão estar da maneira e da qualidade que você imaginou quando os criou, você vai ter um diferencial entre os outros profissionais que não sabem.

 

Gostou do nosso artigo? Nós falamos apenas do básico de FMOD para que você tenha uma visualização das possibilidades que pode atingir com a plataforma. A GAA tem um Game Audio Drops onde falamos sobre FMOD então só clicar no vídeo para assitir:

Se você quer se especializar ainda mais nesse mercado e na plataforma FMOD, a Game Audio Academy possui um curso de FMOD que conta com os professores o Thiago Adamo e o Kaue Lemos, que trabalha na própria 7Sounds, a representante do FMOD no Brasil! Atualmente o curso está com as inscrições fechadas, mas fique de olho para mais novidades!

Para ter mais acesso aos nossos conteúdos é só continuar acompanhando a Game Audio Academy em suas redes ou se inscrever de graça no nosso minicurso: 5 Passos Para Criar Trilhas Sonoras Para Games, onde você pode começar a aprender pelo básico sobre mercado de game audio e como fazer suas trilhas.

 

 

Game Audio Feel: Você sabe o que é?

Por Danielle Serranú

Capa Game Audio Feel

Capa Game Audio Feel

Se você chegou aqui e nunca escutou a expressão Game Audio Feel, ta tudo bem, nem todo mundo tem conhecimento desse recurso essencial para qualquer trilha de jogos. Acontece que Game Audio Feel é a habilidade de fazer com que o som do jogo se encaixe perfeitamente com a proposta e o objetivo.

Mas como assim se encaixe? Pense bem, quando você vai jogar algum jogo, você espera que haja uma imersão nessa história ou experiência. É como um filme, você não vai no cinema pensando nos atores, mas sim na história como um todo. Os jogos funcionam assim. Todos os elementos de um jogo estão presentes para causar apenas um sentimento: o de imersão. Isso é Game Audio Feel, você criar uma trilha (música e efeitos sonoros) que aumentem e facilitem a imersão do jogador no jogo.

Evitando a Fadiga Sonora: Músicas

Uma das coisas que é necessário evitar quando você está compondo músicas para um jogo é a fadiga sonora. Mas o que é isso? É quando você causa cansaço no jogador através da música. Vou dar um exemplo: imagina que você está jogando uma fase de exploração onde você passa mais ou menos 6 minutos para completar o objetivo, mas a música dessa fase é um loop de 30 segundos. Por mais incrível que a música seja, ela vai se tornar cansativa ao ponto de você querer fechar o jogo.

Isso acontece porque quando o jogador escuta uma música, ele vai mapeando-a em sua cabeça, primeiro a melodia, depois o ritmo e por aí vai. Isso acontece com a música do Super Mario, por exemplo, todo mundo a reconhece, mesmo que nunca tenha jogado Super Mario. Quanto mais você escuta uma música ou melodia, mais fácil é de você reconhecê-la e gravá-la. O problema é que se você a escuta milhões de vezes em um curto período de tempo, ela se torna cansativa, o que atrapalha e muito na gameplay e na imersão do jogador.

Por isso escolha suas melodias, variações e tamanho de músicas com cuidado: essas escolhas podem ser a diferença entre o próximo tema do Mario e o hit chato que passa na rádio que você não tira da cabeça.

Evitando Fadiga Sonora: Efeitos Sonoros

A mesma coisa pode acontecer com os efeitos sonoros. Pense no mundo real: todos os sons que você escuta no seu dia a dia não soam iguais, mesmo quando são emitidos pelo menos objeto. Há variação no volume, intensidade, pitch e duração. Para que o som do seu jogo se torne interessante e mais real, ele precisa seguir esse tipo de variação.

Imagine um jogo de FPS onde todos os tiros da sua arma são exatamente iguais. Além se não soarem como tiros reais, é uma experiência que vai se tornando cansativa para o ouvido do jogador, porque nosso cérebro não está acostumado a ouvir os mesmos sons exatamente iguais de forma seguida e contínua.

O básico para impedir que isso acontença é fazer variações de pitch. Há muitas mudanças que você pode fazer em cada som para impedir esse efeito de fadiga, mas a variação de pitch é a forma mais fácil de fazer isso sem perder o sentido grupal do efeito sonoro. No mínimo três variações curtas de pitch é o bastante para que o seu som de passo não pareça uma britadeira.

Saiba Balancear a Quantidade de Som com o Objetivo do Projeto

Diferentes projetos demandam diferentes quantidades e intensidades de som por cena de jogo, vamos dizer. Uma das piores coisas que você pode fazer, e o que vai acabar totalmente com o seu Game Audio Feel, é apresentar uma cena ou espaço do jogo que tenha trilha de mais ou trilha de menos. Como um exemplo, pense em um jogo que não tenha feedback sonoro de algum item, ou de alguma ação do jogador. Automaticamente o jogo vai parecer vazio e incompleto, e isso acontece mesmo se for apenas um som que esteja fora do lugar.

A mesma coisa acontece no sentido inverso. Ações que tenham sons muito chamativos, ou músicas que nunca param de tocar, podem causar esse tão temido cansaço sonoro, o que pode fazer com o que jogador desista da gameplay. É importante que você escolha com sabedoria onde e quando você vai colocar efeitos sonoros e músicas nos seus projetos.

Alguns jogos como de terror, pedem uma música um pouco mais ambiental e mais baixa, para causar a imersão do jogador nesse cenário um pouco mais tenso. Outros jogos como de batalha pedem uma música mais rápida e agitada, que faça com que o jogador se anime para luta. E isso nos traz ao próximo tópico:

Não Esqueça de Acompanhar a Gameplay

Nada pior do que uma música ou efeito sonoro sem graça na hora da grande batalha com o chefão. Escolhas como essa podem causar o efeito inverso do desejado no jogador: podem fazer o jogo parecer menos divertido e empolgante.

Uma música ou efeito sonoro que nunca muda e passa todo o jogo em um único aspecto, dá a impressão de que o jogador não está progredindo na história, mesmo que ele esteja. Criar trilhas muito grandiosas todo o tempo ou que ficam muito calmas todo o jogo (ao menos que esse seja o objetivo, como em um jogo de raciocinio) fazem com que todo o som do jogo pareça ser sempre o mesmo.

O nosso parâmetro de grandiosidade nasce da diferença, por isso se você quer que algo soe grandioso, também coloque algo que soe pequeno antes ou depois. Ou ainda, se você quer pontuar momentos específicos da gameplay, faça com que haja uma diferença entre esses momentos e momentos normais do jogo. Dessa maneira, eles não só vão se destacar, como também vão parecer muito melhor distribuídos.

Essas foram algumas dicas sobre Game Audio Feel. Todos esses insights foram tirados do podcast que rolou sobre o tema com o Mauricio Ruiz e o Thiago Adamo, por isso vou deixar ele aqui para você escutar.

Gostou do nosso conteúdo? Estamos sempre postando materiais do tipo completamente de graça nas nossas redes. Para ter mais acesso a artigos assim curta Game Audio Academy.

E você? O que está esperando para investir na sua carreira de game audio? Nós temos dois conteúdos super legais para quem tem interesse nessa área.

Primeiro, o Game Audio Business, livro escrito pelo Thiago Adamo que está disponível totalmente gratuito para você ganhar mais conhecimentos sobre mercado e trabalho.

Temos também o mini curso 5 Passos Para Criar Trilhas Sonoras Para Games, onde o Thiago explica o básico para você que está começando e ainda não sabe muito bem onde investir. Tudo isso de maneira gratuita, só clicar para ter acesso!

Game Audio Drops 48: Desafios e Planejamento na Carreira + Kickstarter + Ludum Dare

Por Danielle Serranú

No Game Audio Drops de hoje nós vamos ter 3 assuntos muito especiais! Para não perder o costume, vamos conversar um pouco de mercado no tema Desafios e Planejamento da sua Carreira, onde vamos dar dicas e contar experiências sobre uma das etapas mais importantes na vida de um profissional de game audio: o planejamento.

Também teremos um papo sobre o Kickstarter do Garden Paws, o novo jogo da Bitten Toast que está aberto para financiamento e acaba de bater os 61% de apoio financeiro. Se você ainda não conhece esse jogo incrível que mistura Harvest Moon e gatinhos, aqui embaixo está o trailer, aqui a página no facebook (que tem novidades diárias) e aqui a página de financiamento do Kickstarter.

E completando o assunto, teremos Ludum Dare 42, a game jam internacional que rolou esse fim de semana e que teve resultados incríveis!

Não deixe de conferir o Game Audio Drops 48 que vai ao ar às 18h (horário de Brasília). Clique no link pra assistir e mande um oi pra gente por lá!