Perfil Game Audio Academy: Arthur Cordeiro

Por: Danielle Serranú

 Perfil GAA: Arthur Cordeiro

Perfil GAA: Arthur Cordeiro

O perfil Game Audio Academy é o novo quadro que nós criamos para termos um espaço para falar sobre nossos alunos e seus sucessos como profissionais de game audio. Hoje nós temos a presença do ilustríssimo Arthur Cordeiro! Para saber mais sobre ele e seus trabalhos, continue lendo essa entrevista demais que fizemos com ele!

Nome: Arthur Gustavo Cordeiro
Idade: 23 anos
Cidade Natal: Curitiba - PR

DAW: Comecei com o Live, mas atualmente as DAW's que eu com frequência diária são o Studio One (para composição e produção) e o Pro Tools (para pós produção).

Quando começou a produzir e por quê: Comecei a produzir em 2016 quando tinha, com um amigo, um projeto que misturava música eletrônica e jazz, no qual eu tocava saxofone e ele discotecava. Esse amigo me apresentou o Ableton Live e foi aí que eu entrei no mundo da produção musical.

Trilha Sonora Preferida: Difícil apontar só uma, mas pra não te deixar sem resposta, eu citaria a do Chrono Trigger.

Instrumento Principal: Flauta Transversal

Estilo: Trabalho principalmente com música orquestral, jazz, eletrônica e chiptune (ou seja, generalista)

Maiores Influências do Estilo: Bem difícil nomear, tem muita gente boa. Da área dos games, eu citaria, entre os clássicos, Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Koji kondo e David Wise. E da geração mais nova, Jake Kauffman, Rich Vreeland, Laura Shigihara e Manaka Kataoka.

Projetos para o Futuro: Pretendo continuar me envolvendo em projetos interessantes, continuar evoluindo como compositor e  poder continuar passando as horas do meu dia fazendo o que gosto de fazer (música!). Além disso, pretendo investir mais na parte de divulgação, que é muito importante e acaba muitas vezes ficando de lado.

Trabalhos que mais gostou de participar: Essa é difícil! Acho que cada projeto tem algo de especial e cada um de que participo me ensina alguma coisa nova. Posso dizer que algo que eu realmente gosto é de poder trabalhar com diversos estilos musicais e com processos diferentes de composição e sou muito grato por poder explorar isso diariamente com o meu trabalho.

Trabalhos Atuais: Atualmente estou trabalhando em uma série e em dois jogos. Na série, o estilo musical é mais voltado pra sonoridade moderna de cinema, envolve bastante música híbrida (eletrônica + orquestra). Já os jogos, um deles tem uma temática bem singular, que é um misto entre medieval e sci-fi, enquanto o outro é em 8 bits, inspirado na série clássica do Castlevania.

Dica para quem está começando: Minha principal dica para quem está começando agora é: Procure conhecer bem a área na qual você está entrando. O mercado de música para mídia audiovisual, em especial na área de jogos, compreende diversos conhecimentos além da composição e produção musical. Entender bem as atribuições específicas do profissional de áudio para games desde o início é essencial para a construção de uma formação e de uma carreira sólidas.

O Arthur é realmente um exemplo de compositor/sound designer para jogos. Nós acompanhamos de perto seu crescimento e o quanto de esforço ele põe em ser um profissional melhor a cada dia. Para saber mais sobre o trabalho incrível do Arthur você pode acessar seu soundcloud: https://soundcloud.com/agcor. Lá você encontra seus mais novos trabalhos e suas músicas mais lindas!

Se sentiu inspirado pela história do Arthur Cordeiro? Que tal começar hoje mesmo a investir no seu futuro com os materias da Game Audio Academy? Nós temos um mini curso totalmente gratuito para você que ainda não sabe muito bem onde começar nesse mercado! Não perca!