Como Fazer para que a Divulgação do seu Trabalho de Game Audio Seja Efetiva

Por Danielle Serranú

Como ter sucesso em um mercado como o de música e efeitos sonoros para games? A chave é ter uma boa divulgação e um bom processo de marketing. Não importa como pareça para você, mas publicidade não é um bicho de 7 cabeças. Nesse artigo vamos mostrar algumas dicas de como fazer uma divulgação simples, mas eficiente.

 Capa como fazer para que a divulgação do seu trabalho seja efetiva

Capa como fazer para que a divulgação do seu trabalho seja efetiva

Um erro muito comum entre compositores e sound designers é a falta de investimento em marketing pessoal. Compartilhamos uma ideia errada de que vender seu trabalho é sujo, indigno e até indecente. Mas a verdade é que um bom marketing é a porta de entrada para seu sucesso no mundo de game audio.

Sem conhecer você ou o seu trabalho, os desenvolvedores nunca irão te contratar, simplesmente porque eles não sabem que você existe. Esse é um dos principais motivos de porquê você deveria investir em marketing hoje mesmo!

Não tenha medo de mostrar seu trabalho

Insegurança existe em todos nós, mas você precisa enfrentá-la se você quer se tornar um compositor(a) de sucesso. Pensamentos como "meu trabalho não está bom o bastante" ou "eu não tenho nível para competir com tal pessoa" são comuns, mas você não pode deixar que eles te impeçam de chegar no seu objetivo.

Você precisa mostrar suas músicas e efeitos sonoros, isso é uma necessidade! Além da possibilidade de ganhar feedbacks, você pode ter a oportunidade de ter seu trabalho conhecido por outros profissionais da área.

Nesse vídeo o Thiago Adamo fala em alguns poucos minutos um pouquinho de porquê você não deve ter medo de mostrar seu trabalho e modos legais e com contexto de fazer isso.

Outra coisa legal, quando falamos de mostrar seu trabalho, é entender e saber como receber as críticas e feedbacks. A Game Audio Academy possui um podcast com esse tema que eu também vou deixar aqui para vocês darem uma olhada.

Crie uma página no facebook, um canal ou um site

O jeito mais fácil de ganhar visibilidade hoje em dia é por via das redes sociais. As pessoas passam horas na internet acompanhando sites, canais no youtube, páginas no facebook ou instagram. Pense bem, a sua pode ser uma delas.

Crie conteúdos simples, efetivos e com contexto. As pessoas gostam de acompanhar o trabalho alheio e tudo se torna melhor quando elas se entretém enquanto fazem isso. Poste imagens bonitas, dicas compositivas ou atualizações dos seus projetos. Além de ganhar visibilidade, você pode receber ofertas de trabalho simplesmente porque fez uma boa divulgação.

Você pode receber mais informações sobre esse assunto nesse vídeo, onde o Thiago Adamo explica um pouquinho sobre contexto, que é uma das coisas mais importantes na área de divulgação. Aprenda a fazer marketing sem fazer spam!

Observe o que os bons profissionais fazem

Nós não esperamos que de uma hora para a outra você se torne um gênio das redes sociais. Marketing, assim como tudo na vida, requer aprendizado, dedicação e experiência. É por isso que uma boa dica para quem está começando é observar o que bons profissionais fazem.

Seguir páginas parecidas com a sua nas redes sociais pode ajudar, desse modo você começa a desenvolver uma noção do que fazer e do que não fazer. Nenhuma dessas pessoas criou uma nova fórmula de marketing, se elas tem visibilidade é porque elas estão repetindo técnicas que já se provaram efetivas.

Não tenha medo de acompanhar amigos, ídolos, outras páginas de divulgação e repetir o que elas fazem. Posts como vídeos cover, análise de plugins, posts de blog são grandes ideias para começar a consolidar seu público, não tenha medo de usá-las!

Além disso, quer ter o tipo de diferencial que te faz conseguir trabalhos e se destacar na multidão? Nesse vídeo do Thiago, o Fernando Pepe, sound designer, dá uma dica bem legal para quem quer ter destaque no mercado.

Tenha um bom portfólio

Nenhuma dessas dicas vai funcionar se você não tiver um bom portfólio para mostrar aos seus clientes. Garanta que as músicas estejam na melhor qualidade possível, publique-as em seu Soundcloud ou no Spotify e esteja pronto(a) para mostrá-las se necessário.

Uma boa dica é possuir uma grande variedade de gêneros e estilos de músicas para mostrar. É incrível quando alguém te conhece pelo seu estilo, mas é ainda mais incrível quando você é conhecido como um compositor/sound designer versátil.

Também é interessante investir em um demo reel, um vídeo curto mostrando seus trabalhos como compositor(a) para games. Além de entreter, os desenvolvedores tem a chance de olhar cada música no contexto para o qual ela foi criada, o que pode dar muito mais sentido a sua composição.

Se você ainda possui dúvidas de como montar seu portfólio, nós fizemos um post explicando como você pode alcançar um portfólio eficiente, clique aqui para dar uma olhada. Além disso, o Thiago Adamo também tem um vídeo explicando o que são Game Jams e como tirar o máximo de proveito delas.

 

Se você tem interesse em se tornar um(a) grande profissional no mercado de música e efeitos sonoros para videogames, continue acompanhando nossos conteúdos. Nós temos novidades diárias sobre o mercado, dicas e alguns ensinamentos que adoramos compartilhar com vocês.

Confira totalmente de graça nosso minicurso: 5 PASSOS PARA CRIAR MÚSICA DE GAMES

Não deixe de dar uma olhada no nosso livro também disponível de graça:

GAME AUDIO BUSINESS: O GUIA DO MERCADO EM ÁUDIO PARA GAMES

Dois conteúdos indispensáveis se você se interessa em game audio, disponíveis totalmente de graça para você!