Por Thiago Adamo
Antes de tudo gostaria avisar que agora teremos artigos de forma mais presente aqui no nosso site, e principalmente, quero muito que você participe seguindo a Game Audio Academy no instagram, twitter, facebook e youtube, pois os conteúdos são religiosamente semanais para te educar mais sobre áudio para games.
Eu estou escrevendo esse post durante a Audio Track da GDC 2018, e estou pelo terceiro ano consecutivo comparecendo na maior conferencia de desenvolvimento de games do mundo.
Ontem durante o Audio Bootcamp (evento introdutório da track de áudio), rolou um talk muito bacana do Brian Trifon e do Brian Lee White, fundadores da Finishing Move falando sobre Musical Sound Design.
O que é?
Basicamente é a utilização da técnica de sampling (gravação de sons reais) e síntese sonora (criação de timbres sintéticos) para criar sons únicos que via MIDI vão virar música, é a mesma técnica que usei no famoso vídeo criando música de terror com uma panela, se quiser ver o vídeo só entrar no nosso canal do youtube!
Com essas técnicas essa dupla de Brians criou sons únicos para revitalizar a trilha sonora clássica do jogo Halo, para a versão Anniversary e também para criar música para Halo Wars 2.
Nesta palestra eles mostraram como criaram sons sintéticos baseados na captação de sons reais de instrumentos antigos ou de elementos do dia-a-dia.
Em breve traremos um papo em vídeo do Brian, exclusivo para Game Audio Academy!
Aos alunos do nosso Curso Completo estamos lançando durante a semana da GDC materiais especiais destrinchando todo conteúdo da feira (só entrar na área do aluno pra encontrar agora).
Caso você não tenha entendido a maioria das coisas, no minicurso 5 passos eu explico bem quais são as ferramentas utilizadas para sampling, eu recomendo que você assista por 2 motivos:
1- Só tem 40 minutos de vídeo
2- É de graça!