Após gravar o Podcast Game Audio Drops falando sobre dicas para criar sue primeiro contrato para áudio para games separei aqui neste artigo o que eu coloco nos meus contratos para você.
1- Envolvidos nos Contratos: Quais as partes envolvidas nesse contrato, coloque sempre dados como nome completo/razão social completa, endereço completo e obviamente documentos dos envolvidos.
2- Descrição coerente de todos os serviços e itens cobertos pelo contrato: Não economize espaço para incluir essas informações, coloque quantidade de músicas/SFX, tempo de cada um e até estilo se for algo já definido em contrato. Não esqueça também de incluir valores detalhados bem como forma que serão pagos(colocar o prazo de pagamento também é muito importante).
3- Cessão de direitos autorais: Este contrato cobre a cessão completa dos direitos das músicas? É praxe na indústria de games que isso ocorra, porém se não for o caso deixe isso bem claro no contrato.
4- Definir um foro para possíveis discussões legais sobre os contratos: importante inclusive quando o contrato é internacional definir onde ele será discutido caso exista algum problema, eu sempre coloco o Brasil e algumas vezes alguns clientes internacionais pediram para mudar e definimos um pais neutro nesse caso.
5- Definir no contrato qual será o critério de aprovação do trabalho e a partir de qual número de vezes você vai ter que cobrar novamente(uma taxa) para refazer trabalhos na situação do jogo mudar de plot ou mesmo do cliente já ter aprovado a trilha e pedir para refazer a trilha, por exemplo, 3 vezes.
6- Assinar o contrato(quando internacional sempre recomendo que você faça uma assinatura digital), quando nacional recomendo que você faça registre as assinaturas em cartório ou faça a assinatura digital através de certificado digital(ambos são chatos? Sim, mas garantem que o seu contrato tem alguma validade legal)
Em breve enviarei um vídeo especial para os assinantes da lista da Game Audio Academy, sim essa lista VIP recebe sempre um pouco mais de conteúdo, por isso se não quiser perder esse material se inscreva abaixo:
E ai as dicas foram úteis? Comente o que achou desse artigo e compartilhe, esse é o combustível da Game Audio Academy, eu não sou advogado, porém me consultei com um advogado para criar esse modelo de contrato e o mesmo sempre tem funcionado comigo tanto em projetos nacionais como internacionais, por fim fica uma matéria interessante do Gamasutra com um guia de como montar o seu contrato, ela é meio antiga, mas vale a leitura.