Hoje começa a semana da Game Audio Academy, teremos uma semana de materiais voltados 100% para ajudar você a criar música para games, para começar esse material hoje falaremos de 3 dicas que nos auxiliam a conseguir maior inspiração para criar música para games.
Se quiser assista também ao video que complementa esse material!
REFERENCIAS
Sim, quando a criatividade esta baixa, sempre é importante buscar inspiração em músicas de games parecidos para o qual você esta criando, busque sempre games de destaque e tente encontrar pelo menos 3 referencias de vertentes musicais diferentes, com isso você vai poder criar algo novo, porém tendo em mente uma estética musical apropriada. Um exemplo disso: Imagine que você vai criar uma música de batalha de RPG por turnos, pegue os temas de Batalha do Final Fantasy, Dragon Quest e da série Tales para te inspirar, escutando, por exemplo, o de Final Fantasy vamos saber que o Nobuo se inspirou bastante em rock progressivo sinfônico para criação do tema Fighting, pense em algo acelarado (acima dos 150 bpm) pense em instrumentos marcantes (uma forte percussão, trombonescomo elementos guias) e com isso você vai construindo uma estética pra sua música utilizando a influencia.
Lembre-se não se trata de copiar, se trata de buscar referencias claras.
ORGANIZAÇÃO E LIMITE DE TEMPO
Quando você se organiza para limitar seu tempo para uma criação vão acontecer duas coisas:
1- Seu trabalho vai fluir melhor: Pois você desligou todas as formas de distração para fazer seu trabalho e com foco as coisas sempre vão fluir melhor.
2- Com um tempo limitado você vai se impor um limite claro para criar algo, o que na maioria das vezes vai evitar que você comece a mudar muitos elementos da música e com isso siga uma linha mais clara, o que ajuda a ter maior
DEFINA UMA ESTRUTURA PARA A MÚSICA
Definir já de inicio como será seu arranjo, ou seja, quantas partes a música vai possuir, por exemplo, A/B/C/B/C/A ou INTRO/VERSO1/VERSO2/REFRÃO/VERSO2/VERSO1/REFRÃO/OUTRO, existem diversas formas possíveis de organizar um arranjo, até por isso que é importante você já definir qual será a da sua música.
Defina também a parte instrumental da sua música, recomendo separar quais instrumentos você pretende trabalhar na música, com isso você evita dúvidas na hora de saber com qual instrumento trabalhar.
Essas dicas são voltadas para momento de aperto na criatividade, obviamente que a inspiração pode aparecer em momentos corriqueiros como na fila do pão, tomando banho ou jogando, mas sabemos que esses momentos podem não acontecer sempre e comigo sempre que tentei seguir essas 3 dicas, meus trabalhos fluíram bem mais rápido e isso é imprescindível para o nosso trabalho como compositores.
Esse é o primeiro artigo da série de 5 artigos, se você quer aprender mais como se cria música para games, não se esqueça de se inscrever no curso grátis 5 passos para criar música de games e também não se esqueça de usar os comentários para falar quais são as suas dicas e também se você colocar em prática essas dicas poste seus resultados nos comentários.