Por: Thiago Adamo
No artigo de hoje você vai aprender junto comigo (Thiago Adamo) a como utilizar elementos comuns da sua casa para fazer uma ambiência de terror super efetiva!
O que você precisa:
Uma panela
Uma colher
Um celular para a gravação
Sua voz
Uma DAW para colocar efeitos no som gravado
Muito simples né?
PRIMEIRO PASSO:
Utilizando seu programa de gravação preferido no celular você captura sons de panela interagindo com a colher.
SEGUNDO PASSO:
Você pode também gravar um OoOhoh bem grave e assustador com a voz, para dar aquela pitada de mistério no seu áudio.
TERCEIRO PASSO:
No computador você vai importar o áudio captado, vai criar um canal para buscar os principais efeitos que você pode usar para efeitos de percussão, para criar aqueles barulhos meio assustadores. Sempre utilizando convolution reverb, ou um reverb do seu gosto e o reverse + o transpose.
QUARTO PASSO:
Para a voz você faz exatamente a mesma coisa. Uma dica é usar o transpose -2 semitons abaixo do volume original, isso vai dar aquele tom spooky!
QUINTO PASSO:
Para a percussão você pode utilizar o Drum Rack do Ableton Live, ou algum que você preferir da sua DAW, puxando sons capturados acrescidos de reverb e delay. Além disso é interessante você criar duas camadas de percussão.
SEXTO PASSO:
Para o som de terror você utiliza o som capturado equalizado, efeitos a seu gosto!
SÉTIMO PASSO:
Você cria um sampler com os sons da panela, para simular os sinos. Você também pode trabalhar com a voz ambiente criando um sampler!
ÚLTIMO PASSO:
Por fim você mixa tudo e tem o resultado final ao seu gosto!
Também vale assistir tudo na íntegra com os exemplos no vídeo do canal!
O que você achou desse tutorial do Ana Maria Game Audio? Legal saber que com utensílios comuns em toda cozinha você consegue fazer uma ambiência tão completa, né?
Se você se interessou pelo assunto, vou te dar uma dica! A Game Audio Academy tem um minicurso de 5 Passos para Criar Trilhas para Jogos! Ele é totalmente gratuito, e para ter acesso a esse material é só clicar no botão!